(62) 3956-7600     Segunda à sexta-feira das 8 às 17 horas    
Acessibilidade - Fonte:
A
A
Contraste:

ARTIGO: Pesquisa DataFolha sobre imagem dos cartórios é um importante feedback dos usuários sobre os serviços extrajudiciais

14 de junho de 2023

Igor França Guedes*

No início deste ano, a Confederação Nacional dos Notários e Registradores (CNR) divulgou os resultados de uma pesquisa aplicada e apurada pelo DataFolha ao longo de 2022, revelando dados importantes sobre a imagem e a percepção da população brasileira sobre os cartórios. A pesquisa aponta que 72% consideram os cartórios como muito importantes para a sociedade.

A avaliação dos usuários quanto aos serviços extrajudiciais indica que 76% avaliam como bom ou ótimo. Essa porcentagem é superior em relação à porcentagem alcançada pelos Correios e bancos. De acordo com a avaliação dos resultados feita pelo próprio DataFolha, a imagem dos cartórios permanece positiva em 2022, comparando com a última pesquisa feita em 2015, com tendência de melhora na imagem, especialmente nas avaliações com notas 9 e 10.

A pesquisa foi feita por meio de entrevista presencial dos usuários dos cartórios, em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Curitiba e no Distrito Federal, após serem atendidos para interesse próprio, para alguém da família ou para empresa em que trabalham. No momento da entrevista, a percepção dos usuários era recente, o que assegura a confiabilidade dos resultados da pesquisa.

Como se já não fosse satisfatório o suficiente saber dessas avaliações dos usuários, a pesquisa traz outro resultado que ratifica ainda mais a confiança da população nos serviços extrajudiciais do Brasil. O DataFolha revela que, de modo geral, os entrevistados concordam que os serviços oferecidos pelos cartórios continuem sendo realizados pela instituição e, ainda, que haveria melhora em outros serviços, caso os cartórios passassem também a prestá-los.

Nesse sentido, a maioria dos entrevistados afirma que os usuários seriam melhor atendidos se os cartórios emitissem outros documentos. Para essa questão, 57% responderam que seria melhor para emissão de passaportes, 66%, para emissão do documento único de identidade, 66%, para registrar empresas e 62%, para proceder com requerimentos previdenciários.

Apesar da pesquisa não ter sido aplicada em Goiás, tais números compõem um feedback robusto e valioso para todos os cartórios brasileiros, pois indica que todos os esforços conjuntos para aprimorar os serviços, agilizar a entrega, investir em tecnologia da segurança, capacitar colaboradores têm surtido efeitos positivos na imagem e reputação dos serviços extrajudiciais no País.

O resultado dessa pesquisa realizada pelo DataFolha deve ser visto por todos os cartórios como um diagnóstico preciso que indica os acertos obtidos até aqui e o que ainda pode ser melhorado, visto que o fato de ser um serviço exercido em caráter privado, por delegação do Poder Público, não isenta de buscar melhorias para atender as demandas e exigências dos usuários.

Esse fato isenta menos ainda agora, sabendo que os usuários têm uma visão positiva sobre os serviços e sobre o atendimento realizados pelos cartórios extrajudiciais, o que é um estímulo fundamental para continuarmos nessa lida diária de executar o serviço com excelência e com o devido comprometimento com os usuários e com a legislação.

*Igor França Guedes é Oficial do Registro de Imóveis da 1ª Circunscrição de Goiânia (1ºRIGO) e presidente do Sindicato dos Notários e Registradores do Estado de Goiás (SINOREG/GO).

Este artigo foi originalmente publicado no Portal Rota Jurídica e pode ser conferido clicando aqui.