(62) 3956-7600     Segunda à sexta-feira das 8 às 17 horas    
Acessibilidade - Fonte:
A
A
Contraste:

Confiança nos cartórios aumenta para 53% em 2025, aponta pesquisa Datafolha

Confiança nos cartórios aumenta para 53% em 2025, aponta pesquisa Datafolha

29 de dezembro de 2025

A confiança dos usuários nos serviços extrajudiciais subiu para 53% entre os entrevistados pela pesquisa do Datafolha, realizada em 2025. O aumento foi de sete pontos percentuais em relação ao levantamento feito em 2022. Esse índice de confiança é superior ao atribuído aos bancos (23,53%) e às empresas privadas (25%).

Encomendadas pela Confederação Nacional dos Notários e Registradores (CNR), a pesquisa foi realizada no final do mês de outubro, com 800 usuários em cinco capitais: São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Brasília (DF), Belo Horizonte (MG) e Curitiba (PR). Os participantes foram abordados no interior ou nas saídas dos cartórios de todas as especialidades, logo após a utilização dos serviços.

Ao serem abordados, os usuários fizeram uma avaliação geral das serventias. Nesse quesito, 28% dos entrevistados a classificaram como “boa” em 2025 — cinco pontos percentuais acima do registrado em 2022. A qualidade do atendimento também apresentou melhoras, sendo avaliada positivamente por 79% em 2022, subindo para 86% em 2025.

O levantamento do Datafolha também questionou os entrevistados sobre outros aspectos dos serviços extrajudiciais. Entre eles, destacam-se a satisfação com a seriedade (nota 8,9), a honestidade (8,7) e a confiança e credibilidade (8,7).

Mudanças nos cartórios

O estudo avaliou, ainda, a percepção dos usuários quanto às mudanças implementadas em áreas como informatização, atendimento, instalações, serviços on-line, tempo de espera, novos serviços e prazos.

A implementação de novos serviços foi percebida por 69% dos entrevistados, sendo que 84% avaliaram que as opções on-line melhoraram. Em relação à burocracia, a mudança foi notada por 66% do público, dos quais 70% apontaram melhorias nesse aspecto.

Diante desses dados, a pesquisa indicou que 72% dos usuários acreditam que seriam melhor atendidos se outros serviços públicos fossem prestados diretamente pelos cartórios.

A pesquisa pode ser conferida na íntegra aqui.