1º RIGO encerra setembro com realização de campanha especial

25 de setembro de 2017

Durante todo o mês a Serventia trabalhou conscientização, prevenção e alerta sobre o tema do suicídio.

Idealizada pelo Setor Administrativo da Serventia, coordenado por Maria Izabel, a ação começou com a instalação de balões amarelos e um banner que apresentava a causa e sugeria a importante reflexão aos usuários e colaboradores e foi finalizada com a realização de uma palestra especial sobre o assunto, ao fim do expediente da última quinta-feira (21).

Com o tema “Valorização da Vida – Causas e consequências do suicídio: como identificar e ajudar pessoas com comportamento suicida”, o evento contou a participação em massa dos colaboradores da Serventia. O evento foi ministrado por Paulo de Tarso, especialista formado pela Carnegie University, onde foi instrutor dos treinamentos de comunicação, liderança e competências interpessoais.

Diante de um assunto de extrema relevância e impacto social, o 1º RIGO investiu na palestra como parte estratégica para esclarecer e discutir o tema, buscando a prevenção por meio da informação e conscientização. O assunto tem sido tratado como um problema de saúde pública, pois apresenta taxas superiores às das vítimas de doenças como a AIDS e maioria dos tipos de câncer. O esclarecimento, a conscientização e o estímulo à prevenção são as principais armas da sociedade para combater esse mal.

O movimento de alerta e conscientização sobre o problema do suicídio é estimulado, mundialmente, pela Associação Internacional para a Prevenção do Suicídio (IASP). No Brasil, as primeiras iniciativas ocorreram a partir de mobilizações do Centro de Valorização da Vida (CVV), do Conselho Federal de Medicina (CFM) e da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP). As primeiras atividades aconteceram no ano de 2014, na cidade de Brasília. Nos anos seguintes, o movimento ganhou força e, atualmente, já atinge todas as regiões do país.

Por meio de eventos assim, o 1º RIGO reafirma sua nova postura consciente de seu papel social, instaurada com a gestão do Dr. Igor França Guedes.

 

Por Pedro Henrique Mota - Jornalista - Assessoria de Comunicação 1º RIGO.