1º RIGO realiza entrega de livros doados a escola municipal

28 de dezembro de 2018

A campanha “Doe um livro e alimente sonhos” arrecadou diversas obras literárias e didáticas

Nesta sexta-feira, dia 07 de dezembro de 2018, foi realizada mais uma doação, dessa vez, para a Escola Municipal Jardim América, onde o ensino é de nível fundamental e acolhe alunos carentes, que vêm do bairro Madre Germana II e se deslocam para o Jardim América através de um ônibus disponibilizados pela prefeitura, pois no setor de origem não tem escola.

A campanha “Doe um livro e alimente sonhos”, realizada pelo Registro de Imóveis da 1ª Circunscrição de Goiânia, arrecadou diversas obras literárias e didáticas, com o intuito de contribuir para despertar a prática da leitura nas diversas faixas etárias. Esta doação foi a última ação da campanha, que realizou três doações, nesse ano.

Segundo a coordenadora pedagógica, Ana Cláudia Faria Machado, “a contribuição foi de grande valia, pois a leitura é o carro chefe de uma boa escolarização. Precisamos despertar em nossos educandos o prazer pela leitura. Eles adoraram os livros e já queriam levar para casa!”. O segundo depoimento foi o da Diretora, Sirlene Oliveira Trindade França, dizendo que “Ficamos felizes com as doações. É muito bom ver o espirito de solidariedade entre as pessoas; vocês não sabem a diferença que faz quando uma instituição não diretamente ligada a educação mostra o interesse em ajudar na formação de nossos alunos, eles se sentem valorizados e estimulados a prosseguir nos estudos. Muito obrigada!”.

Sabemos que a leitura é responsável por contribuição significativa na formação do individuo, influenciando-o a analisar seu dia-a-dia e a sociedade, ampliando e diversificando as interpretações sobre o mundo e sobre a sua própria vida. Segundo Flavia S. Krug, “é preciso compreender a leitura, como elemento fundamental para a aproximação do leitor com o mundo que o cerca e que a prática proporciona o alargamento de possibilidades para sua efetivação” (2015, p. 11).

Para os colaboradores do 1RIGO a experiência foi muito gratificante. Ouve, de fato, uma troca de carinho, abraços e gratidão entre eles e as crianças da instituição, experiência essa que ficará marcada, tanto na vida das crianças, quanto na dos colaboradores. A campanha não se limitou somente aos livros, mas também à atenção e ao tempo que cada um dedicou àqueles alunos.

Tinoco, L.S.