1ºRIGO realiza palestra sobre fake news com a doutora em comunicação Simone Tuzzo

11 de setembro de 2020

No último dia 20 de agosto, o Registro de Imóveis da 1ª Circunscrição de Goiânia (1ºRIGO) realizou a palestra “Fake News: conceito e implicações” com a doutora em comunicação e professora na Faculdade de Informação e Comunicação da Universidade Federal de Goiás (UFG), Simone Antoniaci Tuzzo. 

Em razão da pandemia pelo novo coronavírus (COVID-19), a palestra foi realizada pelo Google Meet, na qual a Profª. Drª. Simone Tuzzo discorreu sobre o significado do termo fake news e apresentou a relação com o processo de formação de opinião. Segundo a palestrante, o termo fake news nem deveria existir, visto que o que é falso não pode ser noticiado. 

“O que a gente chama de fake news deveria ter outro nome. ‘News’ é notícia, um termo em inglês, obviamente, e notícia é falar sobre alguma coisa que existe. Então, algo aconteceu e eu vou noticiar. ‘Notícia falsa’ é um termo que, por princípio, já é errado, por que tudo o que é notícia é, majoritariamente, o que tenha acontecido. Se é falso não é notícia”, explica.  

Ao relacionar o conceito de fake news com a formação de opinião, a palestrante ressaltou que as chamadas fake news são dotadas de um volume exacerbado de opinião. “Opinião é quando você pensa sobre alguma coisa com um grande juízo de valor sobre pessoas ou sobre coisas e nenhuma opinião é neutra. Toda opinião é sempre carregada por uma porção muito grande de crenças, valores, mas sobretudo de julgamento”, relata. 

Após a explanação de Simone Tuzzo, foi aberto espaço para perguntas pelo chat da própria plataforma do Google Meet. Uma das perguntas foi sobre como identificar uma fake news, ao que a palestrante orientou primeiramente desconfiar de tudo o que se lê, especialmente quando se trata de alguma informação que choca, e depois checar se a informação foi publicada por mais de uma fonte. 

Ao final, a palestrante disponibilizou o material de apoio para os(as) colaboradores(as) que tivessem interesse em aprofundar no assunto e divulgou seu site disponível neste link para aqueles que quisessem ter acesso a sua produção acadêmica sobre comunicação. 

A palestra realizada com Simone Tuzzo é parte do projeto sociocultural realizado pelo 1ºRIGO, que visa contribuir para o desenvolvimento de seus(as) colaboradores(as) e da sociedade. A partir da temática abordada pela Professora, a serventia buscou alertar os colaboradores sobre a necessidade de desenvolver uma visão crítica a respeito dos conteúdos disponíveis nos mais variados meios de acesso à informação.