Em parceria com a TerraCycle, 1ºRIGO lança campanha de coleta de esponjas domésticas

14 de setembro de 2021

Como parte do Projeto 1ºRIGO Consciente, a Serventia lança, em uma parceria com a TerraCycle, a campanha Renovar de coleta esponjas de uso doméstico para reciclagem apropriada. 

Por serem muito propícias para o acúmulo de bactérias, tais esponjas tem um tempo de uso reduzido e devem ser trocadas frequentemente. Sendo assim, a troca frequente gera um volume maior de esponjas descartadas no lixo comum, sem o tratamento adequado. 

Diante disso, o 1ºRIGO está coletando as esponjas de uso doméstico, tanto de usuários quanto dos colaboradores, com intuito de promover a conscientização para as questões ambientais e, assim, colaborar com a redução de descarte inapropriado dessas esponjas. 

Para participar é bem simples: basta juntar o máximo de esponjas sintéticas usadas, limpas e secas, de qualquer marca, trazer para Serventia, até dia 12 de novembro, e depositar na urna de coleta. Todo material coletado será encaminhado para TerraCycle que será responsável pelo processo de reciclagem. 

Esse processo consiste em separação, moagem, micronização e a extrusão para que as esponjas sejam transformadas em pellet de plástico, matéria-prima utilizada para produção de novos objetos, como banco, vasos, baldes e lixeiras. 

Dessa forma, as esponjas sintéticas são reintroduzidas na cadeia produtiva, ganhando uma segunda vida e reduzindo o volume de plástico nos aterros sanitários. O valor arrecadado com material coletado será revertido, pela TerraCycle, em doações para entidade sem fins lucrativos ou para escola. 

O 1ºRIGO entende o espaço que ocupa na sociedade e, com a realização de projetos como o 1ºRIGO Consciente, pretende motivar as pessoas a adotarem hábitos mais sustentáveis e um consumo mais consciente.  Mais informações sobre o trabalho da TerraCycle podem ser conferidas neste link

Fonte: Rota Jurídica