Atendimento eletrônico pelos cartórios já é uma realidade

24 de março de 2022

Os serviços extrajudiciais no Brasil estão cada vez mais integrados e acessíveis à população, atendendo às exigências por inovação e tecnologia. Para isso, nos últimos anos, diversas instituições têm atuado constantemente para tornar o atendimento mais rápido e seguro. 

Como resultado desses esforços, cada especialidade de atendimento extrajudicial implementou uma central de atendimento pela qual os usuários podem solicitar serviços e realizar consultas. Abaixo constam cada uma dessas centrais e quais serviços podem ser solicitados por elas. 

Registro de Imóveis – Serviço Eletrônico de Atendimento Compartilhado (SAEC)

Voltado para o registro de imóveis, o SAEC disponibiliza serviços como emissão de certidão digital, pesquisa de bens, usucapião extrajudicial, visualização de matrícula e muito mais!

Acesse o SAEC aqui. 

_________

Tabelionato de Notas – E-notariado 

Apostilamento de acordo com a Convenção da Apostila de Haia, autenticação de documentos digitais, emissão de certificados digitais, busca de testamento são alguns dos serviços disponíveis pelo e-Notariado. 

Acesse o e-Notariado aqui. 

_________

Tabelionato de Protesto – Cenprot Nacional 

Quer protestar uma dívida? Pelo Cenprot, é possível fazê-lo sem sair de casa. Além disso, é possível também fazer pesquisa de protesto em desfavor de pessoa jurídica ou física gratuitamente.

Acesse o Cenprot aqui. 

_________

Portal do Registro Civil 

Para emitir segunda via de certidão de nascimento, casamento ou óbito, o Portal do Registro Civil pode facilitar isso para você. Além disso, pela plataforma, é possível localizar certidão, buscar cartórios e acompanhar o seu pedido de emissão de CPF. 

Acesse o Portal do Registro Civil aqui.

____________

Registro de Título, Documentos e Pessoas Jurídicas – Central RTDPJBrasil

Com a mesma segurança jurídica dos cartórios físicos, a Central RTDPJBrasil disponibiliza diversos serviços como emissão de certidão, notificação extrajudicial, registro de documentos e arquivos digitais, entre outros. 

Acesse a Central RTDPJBrasil aqui.

Fonte: SINOREG/GO