Automação de todo serviço extrajudicial é fruto de parceria entre TJGO e Sinoreg

27 de fevereiro de 2019

A partir de fevereiro, todas as serventias extrajudiciais de Goiás vão operar com selo eletrônico. Essa automação de todo serviço extrajudicial no Estado é resultado de uma parceria entre o Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO) e o Sindicato dos Notários e Registradores do Estado de Goiás (Sinoreg/GO) que doou as impressoras, bem como custeou a implementação do sistema da Engegraph Sistemas.

Ter todas as serventias do Estado de Goiás emitindo selo eletrônico não traz vantagens apenas para os titulares dos cartórios, mas também garante aos usuários vários elementos de segurança, como: identificação dos atos praticados e do valor de cada um dos emolumentos cobrados, além dos valores destinados aos fundos institucionais, e a indicação do cartório que praticou o ato.

A emissão de selo eletrônico permite também que o usuário saiba qual é o código do selo a que está vinculado o ato, a data de utilização do selo, o nome do serventuário do cartório que praticou o ato e o IP da máquina do cartório que praticou o ato.

Diante de dúvida sobre a autenticidade de determinado documento produzido por uma serventia extrajudicial, é possível localizar o selo eletrônico no corpo do ato materializado e verificar a sua autenticidade junto ao site da Corregedoria-Geral da Justiça do Estado de Goiás. Essa busca pode ser realizada no endereço eletrônico http://extrajudicial.tjgo.jus.br/selo(Texto: Centro de Comunicação Social do TJGO)

Publicação Original: TJGO